certificação FSC ® ::

 

A J. Pinto Leitão tem a sua Cadeia de Responsabilidade FSC ® certificada desde julho de 2013.

 

A Política de compra de madeira e de derivados de madeira da J. Pinto Leitão pretende assegurar que todos os produtos de origem florestal incorporados nos grupos de produtos FSC definidos cumprem com os valores preconizados pela FSC nomeadamente os descritos na “Policy for the Association of Organizations with FSC”. Assim, a J. Pinto Leitão declara não estar direta ou indiretamente envolvida nas seguintes atividades:

  ·  Corte de madeira ilegal ou comércio ilegal de produtos florestais ou madeireiros;

  ·  Violação de direitos tradicionais e humanos em operações florestais;

  ·  Destruição de atributos de alto valor para conservação em operações florestais;

  ·  Conversão significativa de florestas em plantações ou uso não florestal;

  ·  Introdução de organismos geneticamente modificados em operações florestais;

  ·  Violação de qualquer uma das Convenções da OIT (ILO Core Conventions) conforme definido na Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, 1998.

 

O “FOREST STEWARDSHIP COUNCIL” (FSC ® ) E A CADEIA DE RESPONSABILIDADE

 

O mercado internacional do comércio das madeiras e de produtos de origem florestal tem vindo a valorizar práticas de gestão florestal responsável sobretudo por solicitação dos consumidores que atualmente exigem uma garantia de que o produto que estão a adquirir no mercado foi produzido e comercializado de acordo com práticas de gestão sustentável.

 

O “Forest Stewardship Council” (FSC ®) é uma organização não-governamental, internacional e independente, constituída por três câmaras – económica, ambiental e social - que define os Princípios e Critérios FSC para uma gestão florestal responsável. É uma entidade acreditadora que regula a utilização da marca FSC, reconhecendo entidades certificadoras como qualificadas para levar a cabo processos de certificação florestal FSC.

 

O FSC tem sido o esquema de certificação internacional mais reconhecido pelas ONG internacionais (como o WWF, a GreenPeace e a Friends of the Earth). O objetivo da certificação florestal pelos Princípios e Critérios FSC consiste em promover uma gestão responsável, salvaguardando as funções económicas, ambientais e sociais das áreas florestais.

 

Existem duas modalidades de certificação:

  ·   Certificação da Gestão Florestal: aplicável a organizações ou agentes com responsabilidade na gestão de áreas florestais;

  ·   Certificação de Cadeia de Responsabilidade: aplicada a indústrias ou agentes que transformam, processam e/ou comercializam produtos florestais.

 

A Certificação da Gestão Florestal é um processo que permite verificar, de forma independente e credível, que uma área florestal é gerida de acordo com normativos internacionalmente reconhecidos. Estes normativos compreendem uma série de requisitos técnicos, económicos, ambientais e sociais para uma gestão florestal sustentável, definindo um nível de desempenho a ser atingido pelos responsáveis da gestão florestal.

 

A certificação de um produto de origem florestal exige, além da Certificação da Gestão Florestal, a rastreabilidade da matéria-prima proveniente da floresta em todas as etapas de transformação do produto até chegar ao consumidor final. A verificação desta rastreabilidade é realizada de forma independente por uma entidade certificadora acreditada para o normativo em causa e é conhecido como Certificação de Cadeia de Responsabilidade (CdR) ou Certificação da Cadeia de Custódia. Esta certificação pode ser atribuída a qualquer unidade industrial responsável por uma etapa de transformação que pretenda a comercialização de produtos certificados (e.g. serrações, carpintarias, fábricas de pasta e papel, fábricas de contraplacados) ou a organizações que comercializam produtos florestais certificados (e.g. para compra e revenda), mesmo que seja um intermediário que compre e revenda um produto diretamente do fornecedor para o cliente.

 

 

 

Para saber mais:

Associação para uma Gestão Florestal Responsável (FSC Portugal)

  - http://pt.fsc.org/

FSCForestStewardship Council

  - https://ic.fsc.org/

BM TRADA

  - http://www.bmtrada.com/

Certificado FSC ®

A J. Pinto Leitão cumpre com os requisitos das normas [FSC.STD-50-001 (V1.2) EN; FSC-STD-40-005 (V2.1) EN e FSC-STD-40-004 (V2.1) EN] para Certificação FSC de Cadeia de Responsabilidade no âmbito da “Compra, armazenamento, transformação e comercialização de madeira e produtos derivados de madeira, incluindo atividades subcontratadas (secagem).”

 

Download certificado

 

woodtech.png